Grande coisa o PIB

Nunca antes na história desse país se ouviu tanto falar de PIB. De repente passou a ser até mesmo um orgulho nacional e justificativa para toda e qualquer injustiça social. Surpreendentemente, setores e pessoas absolutamente contra “o grande mercado”, de uma hora para outra abraçaram a tese do crescimento econômico como sendo o seu principal objetivo de vida. Ainda que a custo da destruição da Amazônia, da poluição das camadas do subsolo, etc.

Lógico que produzir é bom, afinal isso indica gente empregada (ou máquinas).

Acontece que PIB (Produto Interno Bruto), como um “número” que é, significa, apenas…um número. Não é possível filosofar profundamente a respeito de uma economia como a brasileira se utilizando apenas desse dado numérico.

Por exemplo, os “gastos do governo” entram no cálculo do PIB, você sabia? Provavelmente você não sabia disso porque a média do público entende que o PIB é a soma dos bens produzidos no país…mas não é bem assim. O método utilizado para se chegar a esse valor do quanto foi produzido, é verificando “o valor pelo qual ele foi consumido.” Isso faz sentido, pois como é que eu vou saber qual o valor de um bem produzido, antes de vendê-lo? O valor dele é o seu valor de venda.

Assim, no PIB brasileiro (como em todos os países), está contabilizado o que o governo gasta, e aí há quem diga que as obras públicas são superfaturadas, ou que se gasta de forma muito mal gerenciada…será? Quanto custa uma “Belo Monte”? Uma transposição do Rio São Fransico? Cada furo para se chegar no pré-sal? A praça Rui Barbosa em Montenegro? Isso, caros leitores, lhes apresento: é o Sr. PIB.

Assim, é fácil de se explicar que países com o mesmo PIB, provavelmente, serão muito diferentes em qualidade de vida, em consumo de serviços públicos de qualidade, em consumo de educação, em acesso à saúde e medicamentos que funcionam, água potável, combustível sem mistura, ciclovias, ônibus pontuais, ruas asfaltadas sem buracos que parecem mais um tapete.

Ou melhor, nem é preciso fazer essa comparação com países de mesmo PIB, pode ser países com PIB diferente. O Brasil, na última divulgação do PIB mundial, se apresenta como 6º maior PIB do planeta, ultrapassando o PIB da Inglaterra! Nesse caso, e considerando que muitos brasileiros atualmente estão viajando para lá a turismo, muita gente vai fazer coro comigo e dizer: PIB, grande coisa !

Sobre luislicks

Advogado Tributarista e Professor de Direito Tributário e Planejamento Tributário no MBA em Controladoria e Finanças e na graduação da FACCAT/RS. Mestre em Economia e pós-graduado em Direito Tributário, em Processo Civil e em Gestão Tributária pela UNISINOS/RS.
Esse post foi publicado em PIB e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Grande coisa o PIB

  1. Márcia disse:

    Com uma linguagem simples esclareceu o que realmente significa o PIB. Muito bom….

Deixe um comentário